Blog

clique, acesse, ouça, leia.

PALAVRAS DE VIDA

Vergonha...

16.04.2018

O termo no grego é epaischunomai (Verbo). Sentir vergonha (de). Estar envergonhado (de). Segundo o dicionário online, Vergonha vem do termo latim “verecundia”, é uma condição psicológica, estados emocionais, estados fisiológicos e um conjunto de comportamentos, induzidos pelo conhecimento ou consciência de desonra, desgraça ou condenação. No Áurélio: vergonha é sinônimo de opróbrio, timidez; embaraço; acanhamento; receio de desonra. O terapeuta John Bradshaw conceitua a vergonha como a "emoção que nos deixa saber que somos finitos". Ou seja, uma emoção que nos enfraquece, que nos abate, que nos diminui, que nos inferioriza.

A vergonha é um sentimento humano universal. O sentimento de vergonha parte de uma reflexão sobre si mesmo e de um terceiro ao mesmo tempo. A pessoa envergonhada entende que está sendo observada e avalia a sua posição segundo o olhar do observador. O sentimento de vergonha está muito relacionado com o medo, medo de expor as fraquezas, medo de ser julgado, medo do olhar que o outro terá de mim em função de quem eu sou, em relação ao que faço, que falo, e ao que penso. Podemos perceber o sentimento de vergonha desde o primeiro homem Adão, quando este transgrediu a ordem de Deus: " E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi." (Gênesis 3:9,10)

De acordo com a psicanalista Marina Kon Bilenk, em seu livro ‘Vergonha’ as pessoas sentem vergonha quando acreditam que não são capazes de corresponder a um ideal que carregam dentro de si. Partindo desse pressuposto superamos esse sentimento quando somos empoderados, quando estamos confiantes, seguros de quem somos, do que acreditamos e do que devemos fazer. Aqui nos ocorre a lembrança do apóstolo Paulo quando disse: "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.(...)" (Romanos 1:16). Ele não se envergonhava porque estava falando do que experimentou, do que conhecia. Ele tinha clareza da sua missão: anunciar as boas novas do Evangelho. Por isso venceu o sentimento de vergonha. E você, de que se envergonha? E porque se envergonha?

Firmados em Deus superamos o sentimento de vergonha que nos enfraquece. Conhecer a Deus, nos conhecer e saber nosso propósito de vida é o caminho para uma vida “sem vergonhas” Como afirma a letra da música da Banda Catedral: “Quando mais agente chega perto de Deus agente se conhece e se resolve mais”. José Roberto Marques, presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) quem afirma: “quanto mais eu me conheço, mas eu me curo, e me potencializo.”

Pr. José Drailton da Silva

missionário

Tiago e Fernanda

Tiago e Fernanda

Graça e paz queridos.

Queremos compartilhar com vocês sobre como foi a viagem para Tabatinga-AM. Durante os dias ali na região foram realizados gravações de histórias bíblicas e distribuição de material nas línguas Mayuruna e Ticuna. Deus encaminhou tudo, para que o trabalho pudesse ser realizado através de ajuda de vocês pelas orações e contribuições. A primeira semana de trabalho foi feita com os Mayruruna na cidade de Atalaia do Norte-AM. Marcos e sua família me receberam em sua casa, e ali conseguimos realizar o trabalho. Marcos tem realizado um trabalho com os jovens do seu povo, onde hospeda em sua casa e realiza discipulado com eles, assim eles podem estudar na cidade e aprender mais sobre a palavra de Deus. Quando voltam para a aldeia podem testemunhar entre sua família e seu povo. É proibido a entrada de missionários no vale do javari, e por isso a gravação com Marcos e Severo foi feita nas cidades de Atalaia do Norte e Benjamin Constant-AM. Marcos está muito animado para receber este material gravado em sua língua para poder levar para aldeia e para que seu povo possa ouvir essas histórias tão preciosas da palavra de Deus. A segunda semana foi em Benjamin Constant-AM, com os irmãos Ticuna na aldeia Filadélfia. Meu contato foi com o Eli Ticuna, que me encaminhou para ficar hospedado na aldeia com seu irmão Ezequias e sua família.

Foram dias muito especiais, além de realizar gravações de histórias bíblicas, pude ensinar Ezequias sobre gravações, edições de vídeo, e ajudar na igreja com os jovens e nos cultos realizados ali. Os irmãos Ticuna tem um estúdio de gravação onde eles estão produzindo seus materiais para a proclamação da palavra de Deus entre o seu povo. O povo Ticuna é um povo muito grande, somando quase 60 mil pessoas somente do lado do Brasil, fazendo fronteira com Peru e Colômbia. Com a graça de Deus tudo aconteceu bem, e o clima que favoreceu para realizar o trabalho. Minha esposa Fernanda ficou em Porto Velho-RO trabalhando no escritório com as coisas administrativas da missão, ela também esteve ensinando Karine a como trabalhar com edições de áudio. Karine é a nova integrante da equipe de Gravações Brasil, e ela chegou em boa hora para contribuir com este ministério que é tão precioso para a proclamação da palavra de Deus entre os povos indígenas. Estamos contando os dias para a chegado do nosso Pedro. Já estamos em contagem regressiva e entrando no oitavo mês de gestação. E pela bondade do Senhor tudo tem ocorrido bem.

Estou indo para outra gravação no dia 13 de abril, agora é com os irmãos Wari que fica às margens do rio Mamoré em Guajará Mirim-RO. Estou indo de carro até a cidade e depois seguirei mais duas horas de barco até a aldeia. Realizaremos gravações e distribuições de materiais já gravados com o povo. Quero pedir orações por mais esse trabalho e pela minha esposa que vai ficar. Orem pela nossa viagem e pelos dias que estarei na aldeia. Muito obrigado pelo carinho, orações e ofertas. Que Deus abençoe vocês e a sua obra redentora. A Deus toda glória Thiago, Fernanda e Pedro.

Contatos:

e-mail:thiago.tribos@gmail.com

WhatsApp (69) 9 9983-2220

e-mail: fernanda.grb@gmail.com

WhatsApp (69) 9 9994-4448

 

Contribuições:

Banco do Brasil                              Bradesco

Agência 3499-1                              Agência 0153

Conta Corrente 35864-9                Conta Corrente 0202241-9

Thiago Rodrigues Dias                   Fernanda Amaral M. Dias