Blog

clique, acesse, ouça, leia.

PALAVRAS DE VIDA: Vida Feliz, vida compartilhada (Genesis 2:18)

Pr. José Drailton

28.05.2018

“Nossa vida é feita de Relações, quem não se relaciona pouco sabe sobre a vida e sobre as potencialidades do Ser. (José Roberto Marques, filósofo brasileiro)

Desde a formação do homem no Éden que fica evidente a importância de uma vida compartilhada. A bem da verdade, desde toda eternidade Deus é vida compartilhada: Pai, Filho e Espírito Santo compartilham a vida eterna. Quanto a nós, não fomos criados para ser lago, mas para ser rio compartilhando nossas águas, nossas vidas com outros. Não fomos criados para ser ilha e viver no isolamento, mas para ser mar, nos conectando com as águas dos oceanos, que são outras pessoas: “Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; (...)” John Donne (pastor Anglicano, Poeta, escritor e advogado inglês). Só não faz sentido caminhar juntos e compartilhar a vida quando não há acordo: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3) Nesse contexto precisamos pensar em três situações, em relação a nossa vida com o outro: nem dependência, nem independência, antes, interdependência:

Vida dependente - Quando somos dependentes, estamos literalmente, em risco. Nossa segurança, nossa felicidade, nosso bem-estar, a nossa vida pode estar nas mãos de outra pessoa. Isso é muito perigoso! A dependência nos enfraquece, e sufoca o outro. Na dependência, culpamos o outro pelo nosso insucesso; Na dependência, não percebemos nossos potenciais; Na dependência, não reconhecemos nossos méritos ; Na dependência, desejamos ser o outro ou ocupar seu lugar.

Vida Independente - Independência é o estado, condição, caráter do que ou de quem goza de autonomia, de liberdade com relação a alguém ou algo; A independência não é má em si mesma, o problema é que a independência tende ao egocentrismo, ao egoísmo, a vaidade, a soberba, ao isolacionismo e a solidão. Na independência não reconhecemos a importância do outro; Na independência nos sentimos autossuficientes; Na independência não reconhecemos a contribuição do outro; Na independência nos sentimos superiores aos outros.

Vida Interdependente - Na relação de interdependência: existe a consciência de que o todo precisa de um único indivíduo, e cada indivíduo precisa do todo para existir. Sendo assim, podemos dizer: a interdependência pode ser compreendida em termos da mútua necessidade que existe entre as partes e o todo. Na interdependência, assumimos o protagonismo da nossa história e convidamos o outro para caminhar e crescer conosco; Na interdependência, reconhecemos os nossos potenciais, mas sabemos que somos mais fortes com o outro; Na interdependência honramos, respeitamos e valorizamos o outro mas reconhecendo também quem somos; Na interdependência poderemos caminhar sozinhos, mas preferimos caminhar com o outro; Na interdependência, celebramos as conquistas e alegrias e compartilhamos as perdas e lágrimas com o outro; Na interdependência somos mais fortes, iremos mais longe, chegaremos mais rápido, unidos no mesmo propósito.

Uma vida feliz é uma vida compartilhada. Uma vida Feliz é uma vida útil, é uma vida de serviço ao outro, pois fazer o bem faz bem! Como bom mordomo do Senhor compartilhe tempo, compartilhe bens, compartilhe dons e habilidades, compartilhe a vida com os outros. Compartilhe o seu melhor. Isso é vida feliz!

missionário

Anderson Tche e Fran

Anderson Tche e Fran