Blog

clique, acesse, ouça, leia.

Vida Feliz, vida transcendente!

Pr. José Drailton

11.06.2018

“Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2 Timóteo 4:6-8)

Para os pensadores antigos a felicidade estava intrinsecamente relacionada a VIRTUDE. O homem feliz é o homem virtuoso, aquele que vive na pratica do bem, da verdade, da justiça, que tem domínio de si, que vive o justo meio, o equilíbrio, logo, o homem que faz bom uso da razão. Pensando na felicidade numa forma mais pragmática, faz todo sentido o que afirmou o teólogo Ed René Kivitz: “A felicidade não é um lugar onde se chega mais um jeito como a gente vai.” Ou seja, é o sentido, o significado que damos a cada passo, a cada experiência. É o modo como caminhamos, e as atitudes que adotamos nessa caminhada aprendendo, valorizando, acertando e errando, ressignificando e celebrando o viver como graça, dádiva, presente de Deus.

Assim compreendemos, que a felicidade plena só é possível em esperança por meio do Senhor Jesus. Foi Agostinho de Hipona quem disse: é feliz o homem que conhece a Deus, o homem piedoso, porque sua alma repousa em Deus, e desfruta da vida abundante Nele. E foi o Senhor Jesus quem afirmou: “eu vim para tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10). Olhando para o apóstolo Paulo, vejamos então cinco aspectos de uma vida feliz, de uma vida transcendente:

1) Vida consciente da transitoriedade - “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.” Muitas pessoas sofrem por não entender que essa vida é passageira. Na letra da música “Seguindo em Frente”, o poeta Almir Sater reconhece a transitoriedade da vida, quando diz: “Todo mundo ama um dia, todo mundo chora. Um dia a gente chega, e no outro vai embora.” Nossa vida aqui e passageira, somos forasteiros.

2 – Vida que se eterniza em atitudes - “Combati o bom combate...”Existem combates, que estamos combatendo que não são bons, que não valem apena combater. A vida feliz, é a vida que transcendemos para o outro. Foi Roberto Shinyashiki, psiquiatra brasileiro, em seu artigo: A Consciência da Missão, quem disse: “Infelizmente, muita gente se perde nesta viagem e distorce o sentido de sua existência pensando que acumular bens materiais é o objetivo da vida. E quando chega no final do caminho percebe que só vai poder levar daqui o bem que fez às pessoas.” O que vai valer apena no final de tudo, será apenas as pessoas que ajudamos, e as conduzimos à salvação em Cristo.

3) Vida com senso de missão cumprida - “Acabei a carreira...” Essa expressão do apóstolo Paulo faz-nos lembrar a expressão do Senhor Jesus: está consumado!” É o mesmo que dizer: missão cumprida! Uma das coisas que mais nos dá satisfação é participar de uma causa nobre, ter uma missão.

Já dizia o filósofo Aristóteles: “cada um é feliz na medida que faz e cumpri a sua missão (...)”

4) Vida movida pela fé - “Guardei a fé...” Enfrentamos muitos desafios, passamos por aflições e dores, somente superaremos essas fases se estivermos alicerçados na fé. Pela fé transcendemos as dores e aflições desse mundo, e gozamos da felicidade da comunhão com Deus. Mas para não desvanecermos ante as aflições dessa vida, precisamos considerar a observação do poeta gospel: “Cada vez que a minha fé é provada, tu me dás a chance de crescer um pouco mais. (...)” A fé em Jesus leva-nos além.

5 – Vida com certeza de uma eternidade feliz - “A coroa de glória que me dará ao senhor”. Nesse sentido o apóstolo Paulo faz-nos uma grande advertência: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.” (1 Corintios 15:19) Pela fé em Jesus vivemos sem medo da morte, e com grandes expectativas das promessas de Deus em Cristo. Esse é o caminho para uma vida feliz!

missionário

Tiago e Fernanda

Tiago e Fernanda

Graça e paz queridos.

Queremos compartilhar com vocês sobre como foi a viagem para Tabatinga-AM. Durante os dias ali na região foram realizados gravações de histórias bíblicas e distribuição de material nas línguas Mayuruna e Ticuna. Deus encaminhou tudo, para que o trabalho pudesse ser realizado através de ajuda de vocês pelas orações e contribuições. A primeira semana de trabalho foi feita com os Mayruruna na cidade de Atalaia do Norte-AM. Marcos e sua família me receberam em sua casa, e ali conseguimos realizar o trabalho. Marcos tem realizado um trabalho com os jovens do seu povo, onde hospeda em sua casa e realiza discipulado com eles, assim eles podem estudar na cidade e aprender mais sobre a palavra de Deus. Quando voltam para a aldeia podem testemunhar entre sua família e seu povo. É proibido a entrada de missionários no vale do javari, e por isso a gravação com Marcos e Severo foi feita nas cidades de Atalaia do Norte e Benjamin Constant-AM. Marcos está muito animado para receber este material gravado em sua língua para poder levar para aldeia e para que seu povo possa ouvir essas histórias tão preciosas da palavra de Deus. A segunda semana foi em Benjamin Constant-AM, com os irmãos Ticuna na aldeia Filadélfia. Meu contato foi com o Eli Ticuna, que me encaminhou para ficar hospedado na aldeia com seu irmão Ezequias e sua família.

Foram dias muito especiais, além de realizar gravações de histórias bíblicas, pude ensinar Ezequias sobre gravações, edições de vídeo, e ajudar na igreja com os jovens e nos cultos realizados ali. Os irmãos Ticuna tem um estúdio de gravação onde eles estão produzindo seus materiais para a proclamação da palavra de Deus entre o seu povo. O povo Ticuna é um povo muito grande, somando quase 60 mil pessoas somente do lado do Brasil, fazendo fronteira com Peru e Colômbia. Com a graça de Deus tudo aconteceu bem, e o clima que favoreceu para realizar o trabalho. Minha esposa Fernanda ficou em Porto Velho-RO trabalhando no escritório com as coisas administrativas da missão, ela também esteve ensinando Karine a como trabalhar com edições de áudio. Karine é a nova integrante da equipe de Gravações Brasil, e ela chegou em boa hora para contribuir com este ministério que é tão precioso para a proclamação da palavra de Deus entre os povos indígenas. Estamos contando os dias para a chegado do nosso Pedro. Já estamos em contagem regressiva e entrando no oitavo mês de gestação. E pela bondade do Senhor tudo tem ocorrido bem.

Estou indo para outra gravação no dia 13 de abril, agora é com os irmãos Wari que fica às margens do rio Mamoré em Guajará Mirim-RO. Estou indo de carro até a cidade e depois seguirei mais duas horas de barco até a aldeia. Realizaremos gravações e distribuições de materiais já gravados com o povo. Quero pedir orações por mais esse trabalho e pela minha esposa que vai ficar. Orem pela nossa viagem e pelos dias que estarei na aldeia. Muito obrigado pelo carinho, orações e ofertas. Que Deus abençoe vocês e a sua obra redentora. A Deus toda glória Thiago, Fernanda e Pedro.

Contatos:

e-mail:thiago.tribos@gmail.com

WhatsApp (69) 9 9983-2220

e-mail: fernanda.grb@gmail.com

WhatsApp (69) 9 9994-4448

 

Contribuições:

Banco do Brasil                              Bradesco

Agência 3499-1                              Agência 0153

Conta Corrente 35864-9                Conta Corrente 0202241-9

Thiago Rodrigues Dias                   Fernanda Amaral M. Dias